segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Quem somos nós? De onde viemos e Para onde vamos?



Muitos alunos estão escrevendo querendo mais detalhes sobre o que é e o que faz um grupo de pesquisa. Segue abaixo algumas considerações que estão rolando na minha caixa de mensagens:

Um grupo de pesquisa é a unidade básica para o planejamento e acompanhamento da pesquisa numa universidade. Ele se define por suas linhas de pesquisa. No caso de nós, o DCC-Pesquisadores, nos caracterizamos por reunir as linhas de pesquisa “Arte e Design” e “Design e Mercado”, trabalhando na confluência das áreas de Design, Cultura e Comunicação (daí o nome), numa tentativa de reunir investigações e interesses das três habilitações da Casa do Design (Gráfico, Interiores e Moda).

Ficou rebuscado? Dito de outro modo: tentamos reunir professores, alunos e pesquisadores (ex-alunos) das três áreas para realizar pesquisas e dinamizar projetos práticos; Canalizando a pesquisa já desenvolvida em projetos finais e monografias para exibição em eventos da área; Promovendo a escrita de novas pesquisas e o direcionamento dos alunos.

Oferecemos uma formação complementar a da sala de aula. Num grupo de pesquisa, o aluno treina, simultaneamente, orientação e autonomia. Nosso cotidiano é marcado por reuniões acadêmicas (quando debatemos e aprofundamos alguns autores e conceitos seminais); reuniões administrativas (para dar ordem ao dia-a-dia do grupo) e a realização/montagem de eventos e exposições (Fora o projeto das Vitrines, realizamos duas exposições ano passado 2012).

Sim, é puxado. Mas a vida profissional “lá fora” tende a ser bem mais. (E talvez sem tanto “prazer” criativo e de realização...) E a contrapartida para o aluno pesquisador é enorme: Além de potencializar seu tempo de universidade, ampliando seus horizontes na área, seu repertório de conhecimento, o aluno termina possuindo uma visão mais aprofundada e crítica sobre o contexto de sua carreira.


Ficou interessado? Mande seu nome, matrícula para jussilenesantana17@gmail.com Estamos fazendo seleção!! As entrevistas serão realizadas dias 22 e 23 de agosto, à tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário