sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Olha que ótima notícia..

Faperj aprova dois projetos da UVA

13 de setembro de 2012
Rafaela Pereira
A Universidade Veiga de Almeida (UVA) vai ganhar um Centro de Biotecnologia em Reabilitação Oral. Essa conquista vem com a divulgação, no último dia 6, das novas instituições de ensino que receberão recursos da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Dos 138 projetos contemplados pelos programas Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado e Apoio às Universidades Estaduais do Rio de Janeiro – Uerj, Uenf e Uezo, dois são da UVA.

Alex Balduino de Souza, coordenador do núcleo de pesquisa da UVA, e Luiz Felipe Schneider, coordenador do curso de Mestrado de Odontologia, foram os professores da universidade que tiveram seus projetos aceitos pela Faperj. “Só temos o que comemorar. Esse edital é muito concorrido e disputamos com instituições de grande porte, e isso só caracteriza o alto nível do programa. Ocentro que iremos criar será o primeiro do país na área e servirá para estudos sobre a reconstrução da mucosa oral e ligamento periodontal”, conta, empolgado, o professor. Ele adianta ainda que seu projeto deverá receber uma verba de cerca R$ 250 mil.

Além do laboratório, a universidade vai ganhar também novos equipamentos. “A verba que pedimos, na faixa de R$ 120 mil, vai ajudar na compra de equipamentos, como o espectrofotômetro (FTIR), e iremos comprar também materiais de consumo para desenvolver novos materiais de aplicação odontológica”, diz Luiz Felipe.

Para Maria Beatriz Balena, pró-reitora de graduação, pesquisa e extensão, vencer um edital altamente concorrido é uma vitória para toda a comunidade acadêmica. “Queremos transformar a UVA em uma universidade que ensina, mas que também pesquisa”, comemora a pró-reitora.

Segundo o presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques, "os dois editais reforçam, mais uma vez, o forte compromisso do governo do estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da FAPERJ, em consolidar o apoio aos pesquisadores e à recuperação da infraestrutura de pesquisa das instituições fluminenses".

Os pesquisadores contemplados deverão agora aguardar contato por correio eletrônico informando sobre as datas em que devem comparecer na Fundação para a retirada de seus termos de outorga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário