sexta-feira, 7 de setembro de 2012



Grupo de Pesquisa em ‘Design,
Cultura e Comunicação’ – Escola do Design – UVA/CNPq

1. Proposta
De institucionalização do grupo de pesquisa ‘Design, Cultura e Comunicação’, através do seu cadastramento no DGPB do CNPq, sob a coordenação da profa. Dra. Jussilene Santana. A ser caracterizado como um grupo de pesquisa da Escola de Design, da Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ), reunindo pesquisadores e alunos dos cursos de Moda, Gráfico e Interiores.

2. Justificativa
As atividades de pesquisa vêm desempenhando papel fundamental na consolidação das universidades brasileiras (públicas ou privadas) como espaço de produção e disseminação de conhecimento. Indissociável das rotinas de ensino e extensão, a pesquisa constitui-se como um trabalho investigativo e criativo, por isso mesmo sendo responsável pela criação de um ambiente privilegiado para que saberes inovadores circulem com mais propriedade entre docentes e discentes. Exatamente por representar esse lugar específico na formação dos estudantes, o MEC e as agências federais de apoio à pesquisa universitária vem incentivando cada vez mais a criação de grupos, núcleos e programas de pesquisas nas instituições de ensino superior brasileiras.

A criação de um grupo de pesquisa em ‘Design, Cultura e Comunicação’  não apenas viria atender a vocação multidisciplinar da Escola de Design, como propiciaria o escoamento de proto-produções de pesquisa já realizadas em disciplinas e mesmo eventos empreendidos pela unidade nos últimos anos. O grupo funcionaria mesmo, inicialmente, como um espaço de observação/concentração /sistematização dessas ações já existentes e pulverizadas pelo cotidiano de aulas e em outras atividades gerais. Contudo, o perfil do grupo não esconderia, por suas características, a possibilidade de, num breve tempo, vir a transformar-se num núcleo integrado, envolvendo pesquisas mais pontuais e específicas nas diferentes áreas atendidas pela Escola de Design.

3. Objetivos
3.1. Geral
Sistematizar e fortalecer a pesquisa científica no cotidiano dos cursos de Design da Universidade Veiga de Almeida, mais especificamente no que se refere no seu intercâmbio com os processos comunicacionais e de linguagem, assim como a interligação com aspectos da cultura (históricos, econômicos e sociais).

3.2. Específicos
Reunir pesquisadores e alunos em torno das temáticas relacionadas à área de interesse do grupo;
Refletir sobre as temáticas que alicercem os fundamentos teórico-metodológicos das áreas de conhecimento do grupo;
Criar um cotidiano onde a pesquisa e suas atividades sejam elementos em destaque;
Incentivar e apoiar a participação de pesquisadores do grupo em seminários, congressos e eventos científicos nacionais e internacionais;
Desenvolver projetos de pesquisa de natureza transdisciplinar ou monodisciplinar;
Fomentar entre alunos e professores da Escola de Design a produção científica e a publicação, a partir de trabalhos desenvolvidos pelo grupo;
Constituir um banco de dados (on-line e/ou presencial) que organize e disponibilize aos alunos e professores o conhecimento elaborado pelo grupo;
Pleitear para alunos e professores junto às agências reguladoras da pesquisa brasileira bolsas e demais incentivos.

4. Atividades do grupo
O grupo propõe o desenvolvimento das atividades abaixo descritas, entre outras que poderão ser acrescentadas no decorrer do projeto.

4.1. Projeto de pesquisa
O grupo propõe, no momento de sua institucionalização, o desenvolvimento de um projeto de pesquisa multisciplinar nas áreas de Design, Cultura e Comunicação,  a ser desenvolvido junto com professores e alunos interessados.

4.2. Grupo de estudos
Os componentes do grupo deverão se reunir, periodicamente, com o objetivo de refletir sobre questões teórico-metodológicas e aspectos administrativo-operacionais que nortearão as atividades propostas.

4.3. Seminários/eventos científicos
O grupo não apenas incentivará e divulgará os principais eventos na área de pesquisa para professores e alunos como poderá também organizar atividades específicas de pesquisa, abertas ao público, nas áreas do Design atendidas pela UVA.

4.4. Publicações
Em curto prazo, a publicação de artigos e pesquisas dos elementos do grupo; A médio e longo prazo pode estar prevista a criação de uma publicação específica do grupo, contendo e reunindo artigos de professores da casa, alunos e pesquisadores convidados.

5. Equipe preliminar
Além da coordenadora da presente proposta e dos coordenadores dos respectivos cursos da unidade, todos aqueles professores e alunos que se interessarem pelas áreas e temáticas a serem estudadas pelo grupo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário